O LUCRATIVO NEGÓCIO DAS BÍBLIAS - VERSÃO E AVERSÃO.

A Reforma Protestante trouxe de volta ao povo o direito de ter em mãos a Bíblia. Isto foi (e continua sendo) muito bom!


Preocupou-se com a tradução da palavra para vários idiomas, e isto também foi bom.


Expressões foram adaptados para se adequarem à cultura do país para cuja língua fora traduzida o Livro Sagrado. Ex.: Num país onde não se conhece neve, como lhes dizer que seriam mais alvos que a neve? Não conhecem a brancura da neve – isto antes da era da internet. O que dizer? Isto também foi muito bom!


Criaram Bíblias com letras gigantes para facilitar a leitura daqueles que possuem visão fraca. Muito bom!


Daí, as atitudes que foram muito boas começaram a caminhar para outro lado.


Sob a égide de “facilitar” o acesso ao estudo da Bíblia surgiram as versões: Bíblia de Estudo, Pentecostal, Genebra, do Jovem, da Mulher, do Adolescente, Anotada, De acordo com os melhores textos originais, de Louvor e Adoração, na Linguagem de Hoje, NVI, do Empresário...etc.


Ufa! Não consego listar tudo que o mercado “gospel” tem para oferecer. Existem muitas outras.


Talvez alguém pense que estou exagerando, mas não. Procure no “Tio Google” e você encontrará a bíblia do gay. Logo surgirá a do ladrão, do pedófilo, do estuprador, do assaltante, do político (essa sim, é horrível, a pior), da classe operária, da prostituta, etc, etc, etc...


Aonde vamos parar?


Não há limites para a invenção do homem (escribas?)


Recentemente assisti pela televisão (num determinado programa pseudo-evangélico) uma bíblia sendo trocada por um oferta voluntária de 950 reais! Uma bacatela! Coisa de irmão mesmo - eu acho.


Eu continuo optando pela Bíblia atualizada, simples (pena que não posso usar a 1ª edição).


Quanto se quer ter material para estudo é só pesquisar. Ler bastante. Livros e mais livros. Qualquer comentário da bíblia é bem vindo como um adjutório para o esclarecimento da palavra.


Anexar ao Livro Sagrado tais comentários é uma forma indutória, pois, quando se procura as notas de estudo na Bíblia o inconsciente toma tal anotação como tendo a mesma inspiração das Sagradas Escrituras. Já pensou nisto?


 
As bíblias de estudo, qualquer que seja ela, são tendenciosas. Defende o ponto de vista de seu comentador. Assuntos de insinuações dúbias são colocadas nos comentários destas bíblias. Olhe com olhares críticos-teológicos. Seja um crente bereiano.


O Senhor Jesus Cristo tomou a precaução de não escrever nenhuma palavra. Isto tem uma razão de ser. Pense nisto.


Não pretendo aqui condenar esta ou aquela tradução. Só levanto a questão para que o povo evangélico pare para pensar.


Aproveito para recomendar a leitura do livro (é um epístola como as do Apóstolo Paulo – apóstolo de verdade e não os pseudo que surgiram no limiar do século XX) O que estão fazendo com a Igreja brasileira, de autoria do Rev. Dr. Augustus Nicodemus.


Meditem bem.


Um abraço!


Ezedequias Ventura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contradições na tradução

O conflito, o confronto e o conforto.

ANJOS E ANJAS !?!