Carta a um colega Pastor





Emº. Sr. ...........................
DD. Presidente do ......
BELO HORIZONTE – MG



Com pesar fui impedido de comparecer à cerimônia de comemoração de 25 anos de ministério concedidos por Deus a V. Sa.

Nisso posso dizer como o apóstolo Paulo: “ausente no corpo, mas presente no espírito”, já que enviei considerações via amigo Filipe. Parabéns!

Reflito, sempre que posso, no exercício do ministério pastoral. Deparo-me com incongruências nesta reflexão. Contudo, nada que seja novo, que não tenha sido predito nas Escrituras. Também encontros tais incongruências no exercício do pastorado de muitos dos que conheço, referindo-me aqui à denominação na qual sirvo a Deus com a mente tranquila (na medida do possível).

Considero a importância de estudar a Bíblia, o que faço, na medida da permissão que minha ignorância concede, já que a mesma teima em me afastar da palavra. Como homem, sinto sempre a fraqueza de minha carne ser forte em demasia (um paradoxo infernal) sobre minha vida e me provoca, quase sempre, o sentimento de desistência de tal mister. Entretanto, a Graça de Deus, que tem se tornado cada dia mais real na minha vida tem me mandado seguir em frente, pois, “o remanescente é que será salvo”, segundo as Escrituras.

Consolo-me na Graça Irresistível de Deus cada dia. Em meus sistemáticos estudos da Teologia (Teologia Reformada – do curso que faço) vejo sempre que ainda existem “sete mil que não dobraram seus joelhos diante de Baal”. E consolado por este axioma, prossigo.

Enveredo-me pelo caminho do ortodoxismo cada vez mais buscando aproximar-me da Teologia Reformada que “uma vez foi entregue aos santos” (parafraseando Judas). Deparo-me com pregações que não são buscadas em Deus (a começar em mim, Senhor, quebra corações!) para alimentar o rebanho. Como errei ao não me dedicar horas a fio para estudar e orar buscando de Deus uma mensagem que viesse direto de Deus ao seu rebanho. Nesta busca do estudo apurado da palavra (o curso teológico tem me empurrado mais para a palavra, com responsabilidade) tenho me deparado com o pecado da negligência ministerial.

Diante do exposto, alegro-me em saber que o Nobre chega a 25 anos de ministério pastoral. Alegra-me, e, muito. Compete-me honrar-te. Rogar a Deus a seu favor, o que faço nas minhas muitas imperfeições.

Solicitei ao Pb. Filipe que lesse a frase de Will Durant: Uma grande civilização não pode ser conquistada até que tenha sido destruída por dentro. É com esta preocupação em mente é que entendi ser providencial esta frase que retirei do filme “Apocalypto” para uma meditação séria do que representa ser o Anjo de Deus à frente da Noiva, o rebanho de Cristo Jesus, Sumo-Pastor.

Encerro este ensaio de resenha afirmando que de sua felicidade eu compartilho. Vinte e cinco anos é quase uma geração! É uma grande vitória em Cristo Jesus! Novamente minhas sinceras considerações. Parabéns!

No sincero amor de Cristo Jesus,


Seu amigo,

Ezedequias Ventura / ppr.


Fique na Graça Irresistível de Deus, o Magnânimo! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANJOS E ANJAS !?!

Renovação de CNH