O LUCRATIVO NEGÓCIO DAS BÍBLIAS - VERSÃO E AVERSÃO. (reeditado)

A Reforma Protestante trouxe de volta ao povo o direito de ter em mãos a Bíblia. Isto foi (e continua sendo) muito bom!


Preocupou-se com a tradução da palavra para vários idiomas, e isto também foi bom.

 
Expressões foram adaptados para se adequarem à cultura do país para cuja língua fora traduzida o Livro Sagrado. Ex.: Num país onde não se conhece neve, como lhes dizer que seriam mais alvos que a neve? Não conhecem a brancura da neve – isto antes da era da internet. O que dizer? Isto também foi muito bom!


Criaram Bíblias com letras gigantes para facilitar a leitura daqueles que possuem visão fraca. Muito bom!

 
Daí, as atitudes que foram muito boas começaram a caminhar para outro lado.

 
Sob a égide de “facilitar” o acesso ao estudo da Bíblia surgiram as versões: Bíblia de Estudo, Pentecostal, Genebra, do Jovem, da Mulher, do Adolescente, Anotada, De acordo com os melhores textos originais, de Louvor e Adoração, na Linguagem de Hoje, NVI, do Empresário...etc.

 
Ufa! Não consigo listar tudo que o mercado “gospel” tem para oferecer. Existem muitas outras.

 
Talvez alguém pense que estou exagerando, mas não. Procure no “Tio Google” e você encontrará a bíblia do gay. Logo surgirá a do ladrão, do pedófilo, do estuprador, do assaltante, do político (essa sim, é horrível, a pior), da classe operária, da prostituta, etc, etc, etc...


Aonde vamos parar?

 
Não há limites para a invenção do homem (escribas?)

 
Recentemente assisti pela televisão (num determinado programa pseudo-evangélico) uma bíblia sendo trocada por um oferta voluntária de 950 reais! Uma bagatela! Coisa de irmão mesmo - eu acho.

 
Eu continuo optando pela Bíblia atualizada, simples.

Quanto se quer ter material para estudo é só pesquisar. Ler bastante. Livros e mais livros. Qualquer comentário da bíblia é bem vindo como um adjutório para o esclarecimento da palavra.

 
Anexar ao Livro Sagrado tais comentários é uma forma indutória, pois, quando se procura as notas de estudo na Bíblia o inconsciente toma tal anotação como tendo a mesma inspiração das Sagradas Escrituras. Lembramndo que os crentes, via de regra, são leigos. Já pensou nisto?


As bíblias de estudo, qualquer que seja ela, são tendenciosas. Cada uma defende o ponto de vista de seu comentador. Assuntos de insinuações dúbias são colocadas nos comentários destas bíblias. Olhe com olhares cristãos-evangélicos-teológicos. Seja um crente bereiano.

 
O Senhor Jesus Cristo tomou a precaução de não escrever nenhuma palavra. Isto tem uma razão de ser. Pense nisto.

 
Não pretendo aqui condenar esta ou aquela tradução. Só levanto a questão para que o povo evangélico pare para pensar.

 
Aproveito para recomendar a leitura do livro (é um epístola como as do Apóstolo Paulo – apóstolo de verdade e não como os pseudos que surgiram no apagar das luzes do século XX) O Que Estão Fazendo com a Igreja Brasileira, de autoria do Rev. Dr. Augustus Nicodemus.

 
Meditem bem.

 
Um abraço!

 
Ezedequias Ventura.

Comentários

  1. Excelente palavra, continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Enquantos uns elogiam sem nenhuma prudência você me abre os olhos. Legal, você é 10!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

ANJOS E ANJAS !?!

Renovação de CNH